sábado, 22 de março de 2008

Holy Week - He has risen!!!


Venho aqui contar como foi minha semana santa aqui nos EUA!

Eh mais pra contar os detalhes pra minha familia e amigos da igreja que passam por aqui! Pq foi especial!! Eu que sempre participei de tudo na semana santa, todas as missas e cerimonias e procissoes... cantava tudo, ateh o evangelho eu tenho ainda meio decorado... tantos anos servindo no mesmo servico, cantando e tocando... aqui foi diferente, mas igual ao mesmo tempo!

Uma vez uma amiga minha me disse que o que mais chamava atencao pra ela sobre a religiao catolica romana eh que eh a mesma coisa em todos os lugares, eh universal... eh igual, o mesmo Deus, mesmos ritos, liturgia, sacramentos, oracoes... eh uma unidade de dar inveja em qq outra religiao, ela me disse, sendo protestante! E isso eu notei jah na primeira missa que fui aqui, quando cantaram A Barca (Lord, when You came) de comunhao!! Meu Deus!! ateh a musica eh a mesma, soh muda a lingua mesmo!! E a semana santa nao foi diferente!!

Fui na missa d ramos, Palm Sunday! foi super! Foi uma emocao cantar "One tousands in Hosanas" ficou muito fera! Dai viajei na terca, passeamos quarta e quinta voltei pra casa.
Participei do final da missa da quinta, nao vi o lavar dos pes (afinal estava viajando nesse dia, cheguei em casa do aeroporto, troquei d roupa e fui pra pegar o final da missa), vi a procissao com o santissimo no final, foi emocinante. Bem, tudo que vou contar... foi tudo emocionante pra mim... me emociono muito facil, sensibilidade a flor da pele!! Mas nao eh por sentir saudads ou falta d alguma coisa ou lembrar e tal... eh por sentir bem o momento, cada momento... dai me emociono!!

Dai vou pular pra sexta jah, a celebracao de God Friday (Good Friday) foi 1h da tarde aqui. Tudo igual, entendi tudo no evangelho da Paixao... eita emocao!! Os ajoelhas e levanta das milhoes d oracoes, o silencio do desnudar o altar, Jesus morto.... o respeito e o calar das pessoas... igreja lotada... filas pra reverencia `a cruz. Foi lindamente triste!


"Foi por amor que Ele se entregou no meu lugar, pagou por meus pecados somente por me amar!" Sai cantando essa musica, como se tivesse no final do teatro... como fazia anos atras! ;)


Mas depois da morte....

Aleluia!!!!!!!!!!!

Christ has risen!!!


A vigilia foi o maximo, sabado 8:30h da noit, cheguei uma hora mais cedo pro ensaio... pra quem nao sabe to cantando no coral!! iupii!!

Entaum, por causa do frio a celebracao do fogo foi feia no saguao de entrada da igreja, o povo nem se mexeu, soh viraram para tras, a gente do coral que foi pra lah e depois fomos pelo meio da igreja acendendo as velas com o fogo novo!!

E cantaram o Exulte, cantamos. Liiinndo!! entendi quase tudo, afinal eh soh eu lembrar da letra em portugues e associar! foi fera!

Ah! esqueci d falar, a igreja ta linda, toda cheia d flores, as cruzes descoberta, panos amarelos caindo do teto, escrito He is risen no fundo e uma fonta de agua e a pia batismal onde foram realizados os tres batizados. Jovens... foi lindo! o padre eh otimo! descobri q ele foi piloto de aviao, ele tem ateh um aviao dele q ele ganhou de uns parentes eu acho... q chic!!

Entaum, vieram as muitas leituras e salmos, o guardando todas as boas ideias pra levar pra minha comunidade ano que vem!! Os salmos... liiinndo!! adorei o Enviai, super animadinhu!!

"Lord send out your Spirit, and renew the face of the Earth"

A ladainha tbm... cantaram soh parte dela, mas linda! Ainda estou aprendendo as oracoes... e repostas durante a missa, ainda rezo em portugues, mas estou tentando memorizar em ingles, principalmente quando eles cantam o Pai Nosso, dai ajuda... pq falam mais devagar! To tentando!

Amanha eh o domingo de Pacoa mesmo! missa d manha... vou mas acho q nao vou cantar pq nao conehco quase nenhuma musica.... mas tudo bem! eles entenderao!!!

Good Job Girl!!!

Kisses for everybody

love you all

Um comentário:

Ana Carolina disse...

Oi filha! Feliz páscoa, novamente!!!
Meu coração está muito feliz em sentir a sua felicidade. É maravilhoso ver vc O servindo, aí,e ver o que Jesus tem realizado em sua(nossas) vida(s). Cada vez que vc fala da Igreja ai, tbm me emociono e fico agradecida a Deus por ter nos chamado p/ seguí-Lo. Que Ele, através da intercessão de N.Senhora continue te protegendo!!! Deus te abençoe!!

Te amo!!!

(Mamãe)